Páginas

segunda-feira, abril 12, 2010

Aprender a viver o autismo com um sorriso

Unidade do Centro Escolar de Baião comemorou o  segundo aniversário. Cinco histórias de sucesso, cinco protagonistas muito especiais

2010-03-29

JORDANA COSTA

Mais do que uma escola, a Unidade de Autismo do Centro Escolar de Baião, que comemorou dois anos de vida, é uma luz ao fundo do túnel para as cinco crianças autistas que a frequentam. Em Portugal, há 1080 meninos que recorrem a este ensino especializado.

piscina unidade de baiaoA piscina faz parte da rotina semanal da Unidade de Baião. Diogo já vai para o carro sozinho quando saber que é para ir para a escola.

Os olhos grandes e expressivos da Inês. oito anos, não deixam adivinhar que ela é um dos inúmeros rostos do autismo em Portugal. Tal como muitas das crianças que sofrem da perturbação, a Inês vive enclausurada num mundo muito seu. Gosta muito do quarto dela, de brincar e de ver os desenhos animados na televisão. "Gosta de estar sozinha", conta a mãe, Manuela Pinto.

Inês é uma das cinco crianças a frequentarem a Unidade de Autismo do Centro Escolar de Baião. Em Portugal, são apoiadas 1080 crianças autistas pelas unidades de ensino especial. Mais do que uma escola, são a esperança de que é possível alcançar um futuro melhor.

A unidade do concelho de Baião comemora este ano o segundo ano lectivo de funcionamento e a Inês foi uma das suas primeiras alunas. Desde que frequenta a escola já consegue comer sozinha, acender e apagar a luz. São estes pequenos gestos do quotidiano que transformam a menina numa heroína de palmo e meio. A Inês testemunhou a evolução do seu colega de carteira, o Diogo, também ele um pequeno herói. Apesar da dificuldade em andar, o menino meigo e sardento "já vem até ao carro sozinho quando sabe que é para ir para a escola". "Alegra-me muito", orgulha-se o pai, António Vieira.

Os dois colegas de escola são acompanhados por nove profissionais que integram a equipa da Unidade de Autismo do Centro Escolar de Baião, desde terapeutas da fala e ocupacionais até aos professores do ensino especial. Paulo Fernandes, um dos três professores, diz que acompanhar os cinco alunos "é sempre gratificante, porque sentimos que estamos a ajudar estas crianças a evoluir, a ter mais qualidade de vida e autonomia". Os sucessos são alcançados "de uma forma diária". O psicólogo e coordenador da unidade, Duarte Pacheco, concorda: "Só o facto de os alunos aprenderem a lavar os dentes, a pegar num lápis ou a fazerem um pequeno exercício já é um grande desenvolvimento".

Evolução é também uma palavra bem aplicada no caso do Samuel, um outro aluno, colega da Inês e do Diogo, que "mudou totalmente" desde que está na unidade. A mãe, Rolinda Coelho, garante que, em apenas cinco meses de escola, o menino "está mais calmo". Com oito anos, o Samuel, de sorriso fácil e doce, já está "um adulto". Se, no início do ano lectivo, não podia ver a mãe a entrar na escola que logo corria para os seus braços num pranto, hoje fica ao seu lado, calmo com a perspectiva de passar o resto do dia na escola, junto dos amigos. A unidade está situada a mais de 50 quilómetros de sua casa, pelo que o menino faz, diariamente, e tal como os seus dois colegas mais velhos, uma longa viagem de táxi até Baião. É apenas um pequeno esforço recompensado pelos obstáculos que, aos poucos, vão ultrapassando.

Estes dois colegas do Samuel, que com ele, a Inês e o Diogo, partilham a atenção dos professores, são o Ângelo e o Rui, respectivamente de 12 e 10 anos. Dos cinco, o Ângelo é o único que fala. É um comunicador nato e desde que anda na unidade até já aprendeu a ler. Mas não é esta a façanha mais extraordinária do menino. O silêncio costuma ser o esconderijo do Rui, um menino que sofre do Síndrome de Asperger e cuja comunicação verbal é, praticamente, inexistente. Contudo, sentado num muro em frente à piscina, o Rui murmura e repete as palavras do Ângelo, o seu melhor amigo. Nenhuma terapia, nenhum método de ensino poderia igualar o que esta amizade especial alcançou.

O Ângelo gosta da escola porque, segundo o próprio, "é fixe" e porque, na unidade, pode brincar com o melhor amigo. Para além das brincadeiras com o Rui, um dos momentos que mais lhe trazem felicidade é, precisamente, quando o calendário semanal marca a quinta-feira, o dia da piscina. Na unidade, cada dia da semana corresponde a uma actividade terapêutica. Começa com o dia da ginástica, à segunda-feira, e a culinária, à terça. Segue-se o dia da inclusão inversa, à quarta.

terça-feira, abril 06, 2010

Dia mundial da Consciencialização do Autismo

A campanha que foi divulgada por todo o mundo sobre o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, q era acender uma luz azul pelo Autismo ou outra coisa q pudesse ajudar por esta causa..." Um pin...Uma camisola etc""",parece q realmente deu resultado. Por isso resolvemos divulgar algumas fotos do que se passou ....

segunda-feira, abril 05, 2010

Workshop Autismo - Construir para intervir - esgotado!

Nas Perturbações do Espectro do Autismo, a intervenção atempada é fundamental para alcançar os melhores resultados e promover uma melhor qualidade de vida das crianças e famílias.  Programas de intervenção precoce estruturados, especializados e consistentes contribuem para melhorias significativas nas capacidades e comportamentos destas crianças.

Esta formação tem como objectivo oferecer respostas específicas de intervenção, com base no ensino estruturado, para serem aplicadas no contexto de infantário e/ou familiar.

Consulte o programa disponível e até breve!

O workshop está actualmente esgotado mas será reeditado no próximo ano lectivo!

sexta-feira, março 26, 2010

Dia Mundial da Consciência do Autismo

n103115089727563_4351

autismo

Na noite de 1º de abril, o prédio Empire State em NY estará acesso com luzes azuis, em conscientização sobre o dia do Autismo em 2 de abril.

Estão repassando a campanha no resto do mundo para que todas as pessoas possam acender uma luz azul em suas casas. Outros prédios por todo o país e o resto do mundo estarão acendendo luzes azuis.

Coisas que você pode fazer para ajudar na conscientização do autismo:

1 – Usar o pin azul com o desenho de uma peça de quebra cabeça durante todo o mês de abril e quando as pessoas perguntarem você pode falar sobre o autismo e o porque de você estar vestindo;

2- Mudar as fotos do orkut e perfil no twitter ou facebook com a peça azul do quebra  ou com o logo da campanha light it up: Blue e repassar para 10 amigos;

3- Digitar todos os seus emails em AZUL  e colocar o logo Light It Up Blue na assinatura durante todo o mês de abril;

4- No dia 2 de abril vestir uma peça de roupa azul, camiseta ou calça e pedir pra seus amigos, familiares ou colegas de trabalho para vestirem também, tirar fotos e repassá-las. Publicar em flickr, orkut, twitter, facebook;

5- Cozinhar um bolo com o desenho da peça de quebra-cabeça Azul, de preferência todo em azul e levar pra escola, pro trabalho e dividir com seus amigos explicando o porquê;

6- Avisar aos responsáveis de igrejas, congregações para que falem do dia em seus Cultos, Missas e Celebrações, etc.

Existem várias maneiras de participar.

Divulgue e ajude essa causa tão importante.

www.ama.org.br

segunda-feira, março 22, 2010

Abertura do novo Centro Terapeutico Intensivo para Crianças e Jovens Autistas no Porto

O Centro ABCReal Portugal Norte, após 4 meses da abertura do seu primeiro centro de intervenção no Centro Paroquial de Pousada de Saramagos (V.N.Famalicão), tem o prazer de anunciar que em parceria com o Centro Social da Paróquia da Senhora da Conceição (Pr. Marquês de Pombal, Porto), irá abrir, brevemente, o Novo Centro de Intervenção Terapêutica Intensiva para Crianças e Jovens comPerturbações de Desenvolvimento no Espectro do Autismo.

Este novo centro irá ter ao seu dispôr:

  • Sala de Terapia Intensiva de 25 horas semanais para crianças dos 2 aos 6 anos
    1. Sala de Terapia Parcial (Complementar à/e pós escola) de 10 horas semanais (4x por semana) para crianças dos 7 aos 13 anos.
    2. Programa Complementar (em casa ou em escola) de Terapia até 15 horas semanais (3 hrs diárias)

    Inscrições Abertas.

    Contactos:

    Dra. Sónia Assunção (Responsável Técnica do Centro ABCReal Portugal Norte)

    927567042 - sonia.assuncao@centroabcreal.com

    Dra. Albertina Marçal (Coordenadora Geral do Centro ABCReal Portugal)

    964042747 - a.marcal@centroabcrealcom

    www.centroabcreal.com

    quarta-feira, março 10, 2010

    Congresso Internacional

    As Docentes e a Terapeuta da Fala da Unidade de Ensino Estruturado de S/Donato/Ovar participaram este fim de semana no Congresso Internacional em Lisboa…Partilharam connosco alguns sites que achamos importante divulga los para com voçes:

    http://www.linca.org/- “linca”-( Liga de Intervenção Nutricional contra Autismo e Hiperactividade)

    http://www.greatplainslaboratory.com/home/

    DSC00169 DSC00165

    Todos a Ler!!!Dia 1 até 12 de Março

    Todos_A_Ler A Semana da Leitura é uma actividade no âmbito do Plano Nacional de Leitura que pretende celebrar o prazer de ler.

    Respondendo ao desafio do Plano Nacional de Leitura, propõe-se que no Agrupamento de Escolas de Ovar a Semana da Leitura 2010 seja um espaço de união e um tempo de partilha, com TODOS A LER.

    Com a colaboração de todos os intervenientes da comunidade educativa (educadoras, professores, alunos, funcionários, pais, Encarregados de Educação), vamos TODOS LER…na escola, na aula, na cantina, no recreio, no ginásio, na biblioteca, no polivalente…em voz alta, em voz baixa, declamando, dramatizando…partilhando emoções, sensações… empenhando-nos em tornar a leitura um bem plenamente fruído por todos.

    090320102608 Estando agendado no PAAA um conjunto de actividades de promoção da leitura, a Semana da Leitura apresenta-se como mais um pretexto para ler, trocar ideias sobre livros, partilhar leituras, cabendo a cada estabelecimento implementá-la numa diversidade de acções, no pressuposto de que para se atingir as crianças e os jovens é indispensável mobilizar os principais responsáveis pela sua educação.

    “O tempo para ler, assim como o tempo para amar, aumenta o tempo de viver.” Daniel Pennac

    A unidade de Ensino Estruturado também participou com 2 trabalhos!!!

    090320102601 090320102603

    Trabalhos de outras Escolas!!!090320102602090320102604090320102605