Páginas

segunda-feira, abril 20, 2009

Interesses dos Autistas

Uma das mais interessantes e prevalentes características comportamentais das crianças com Asperger corresponde ao excepcional fascínio por determinados temas (marcas de carros, sinais de trânsito, trajectos de autocarros, comboios, puzzles, conchas, filmes, vulcões, vídeos,...) ou eventos (Expo 98, Mundial de Futebol de 2004, actos terroristas, catástrofes naturais,...), com evocação frequente e recorrente dos mesmos.

Está referido, em muitos casos, um fascínio incontrolável pelo acto de folhear livros e revistas, sem aparente preocupação com o conteúdo. Com frequência, apresentam um interesse intenso por uma história particular.

Amiúde, há um fascínio por um determinado vídeo (são capazes de o passar repetidamente no mesmo dia ou, em alguns casos, de ver, vezes sem fim, a mesma cena). Em muitos casos também, há um grande fascínio por anúncios da televisão.

Alguns pesquisadores sugeriram que essas "obsessões' são essencialmente arbitrárias. Normalmente, os seus interesses envolvem a memorização ou ordenação de factos. Estas crianças tendem a um estudo implacável sobre as áreas de interesse, perguntando coisas insistentemente. Este comportamento pode levar a criança a sentir alguma frustração por não entenderem que os seus interesses não são partilhados pelos outros. Algumas vezes, os interesses são vitalícios; em outros casos, vão mudando a intervalos imprevisíveis. Ao perseguir estes interesses, portadores de SA frequentemente manifestam argumentação extremamente sofisticada.

Os aspies podem ter pouca paciência com coisas fora destes campos de interesse específico. Na escola, podem ser considerados inaptos em certas actividades, mas altamente inteligentes no campo do seu interesse. Com um pouco de orientação estes interesses podem ser desenvolvidos de modo a que a criança com asperger venha a estudar ou trabalhar na área do seu interesse específico.

Muito frequentemente, as crianças afectadas pela síndrome de Asperger apresentam um grande fascínio por movimentos, sobretudo repetitivos: da máquina de lavar a roupa, das ventoinhas, dos pêndulos,....Também, com frequência, mostram um enorme fascínio por luzes e por objectos brilhantes: luzes intermitentes, faróis, espelhos, superfícies brilhantes, etc. Um comportamento muito característico consiste no alinhamento de objectos, amiúde milimétrico, por vezes segundo determinada ordem e em qualquer justificação prática.

Sem comentários:

Enviar um comentário