Páginas

quinta-feira, abril 02, 2009

UNIDADE DE ENSINO ESTRUTURADO

UNIDADE DE ENSINO ESTRUTURADO

EB1 de S. Donato + Jardim de Infância

Ano Lectivo 2008/2009

image001

A Unidade de Ensino Estruturado destina-se a apoiar alunos que apresentem Perturbações do Espectro do Autismo, independentemente do grau de severidade, ou da manifestação de outras perturbações associadas.O modelo Teacch é um programa estruturado que privilegia implementação de rotinas, tornando o meio mais previsível, passando pelas diferentes áreas ao longo do dia, tais como:

1ª ÁREA DE TRANSIÇÃO

image002

A área de transição corresponde ao espaço onde estão os horários individuais que orientam as actividades diárias de cada aluno. As pistas visuais informam sobre onde, quando e o que fazer durante o dia, ou parte do dia.

2ª ÁREA DA REUNIÃO

image003

Área onde se privilegia a interacção social e a comunicação. Privilegia-se aprendizagens diversas, como o estar sentado, explorar o calendário do tempo,mapas de presença, entre outras.

3ª ÁREA DO APRENDER

image004

Área onde se realizam as tarefas com apoio do adulto - trabalho individualizado(ensino 1:1 – aluno/educador). Aqui se desenvolve a atenção/concentração.Consolidação de aprendizagens.

4ª ÁREA DO TRABALHAR

image

Área onde se realizam as actividades que resultam do aprender. Pretende-se que o aluno realize de forma autónoma as actividades já aprendidas. Cada aluno deverá ter a sua própria área.

5ª ÁREA DO TRABALHO DE GRUPO

image

Juntos damos as mãos a estas crianças e ajudámo-las e escrever um futuro melhor...“Não cheguei a onde cheguei, se não fosse autista” – Larry Arnold,

Doutorando na Universidade de Birmingham

2 comentários:

  1. este blog está uma maravilha....bjx

    ResponderEliminar
  2. Que lindo.... estamos a ver o blog "mãe e rita"como ela edentifica bem os espaços o objectos...Obrigado por serem pessoas tão especiais e darem tanto carinho ás nossas crianças.... beijinhos da rita e da mamã...

    ResponderEliminar