terça-feira, janeiro 12, 2010

Inauguração da EB 1 Dr. Sousa Martins

 

foto

O dia 11 de Janeiro marcou a inauguração da escola EB 1 Dr. Sousa Martins, no Bom Retiro, a qual resultou da reformulação e adaptação da Escolas do 2º e 3º Ciclo existente. A placa alusiva ao momento foi destapada pela própria Ministra da Educação, Isabel Alçada, juntamente com a presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Maria da Luz Rosinha.

“O Ministério de Educação e a Câmara Municipal têm vindo a desenvolver um trabalho de parcerias, para que todas as escolas do séc. XXI possam dar educação às novas gerações, com as condições que são próprias desta nossa época”, sublinhou a ministra.

A escola EB 1 Dr. Sousa Martins tem a particularidade de ser uma escola para a inclusão, com uma unidade de ensino estruturado, para alunos surdos e alunos com espectro do autismo, e a funcionar a tempo inteiro. As novas instalações contam com salas de Actividades de Templos Livres (ATL) e Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), refeitório, sala polivalente e ginásio, e futuramente uma biblioteca.

A presidente da Câmara de Vila Franca de Xira realçou por isso que esta é uma escola com “equipamento moderno, com capacidade para proporcionar um ensino mais qualificado. Maria da Luz Rosinha afirmou ainda que “desde há vários anos que a Educação é uma das prioridades do Município de Vila Franca de Xira, porque apostar na educação e na formação, é apostar num Concelho mais desenvolvido, mais inteligente, mais solidário e inovador. Apostar na educação é apostar no futuro do país”.

O investimento em obra e equipamento foi superior a 1,9 milhões de euros e a área de construção corresponde a 2.236,15 metros quadrados, com 10 salas de aulas destinadas ao 1º Ciclo do Ensino Básico e capacidade para 250 crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário