Páginas

segunda-feira, setembro 14, 2009

Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques involuntários, reacções rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma maneira.
Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afectadas são do sexo masculino.
O início da síndrome, geralmente, manifesta-se na infância ou juventude, eventualmente atingindo estágios classificados como crónicos. Porém, no decorrer da vida adulta, frequentemente, os sintomas vão aos poucos se amenizando e diminuindo.
Mesmo assim, até hoje ainda não foi encontrada uma cura para a Tourette. Tratamentos médicos existem para amenizar os sintomas da síndrome, porém, o consenso entre os profissionais da área é de que os tratamentos precisam ser individualizados por causa das sempre presentes consequências adversas da receita e aplicação de medicamentos.
Os referidos tiques são movimentos bruscos involuntários que podem manifestar-se em qualquer parte ou conjunto de partes do corpo (barriga, nádegas, pernas, braços etc.), mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça - no rosto em forma de caretas repetidas e na cabeça como um todo em forma de movimentos bruscos, repetidos, de lado-a-lado etc.
A cropalia enquadra aqueles indivíduos que, além de outros sintomas de Tourette, se vêem obrigados a repetir palavras obscenas e/ou insultos. Obviamente as consequências desse tipo de comportamento geralmente se traduzem em diferentes graus de desvantagens no âmbito social.
Sintomatologia

  1. Tiques motores múltiplos e pelo menos um tique vocálico precisam estar presentes por algum tempo durante a doença porém não necessariamente de forma simultânea;
  2. A periodicidade dos tiques é muitas vezes ao dia (geralmente em salvas), quase todo dia ou intermitentemente ao longo de, pelo menos, um ano;
  3. Há uma variação periódica no número, na frequência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um carácter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses;
  4. Início antes dos 18 anos de idade.
Classificação dos tiques
  • Simples:
Motores - Piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher os ombros, fazer caretas;
Vocais - Pigarrear, limpar a garganta, grunhir, estalidos com a língua, fungar e outros ruídos.
  • Complexos:
Motores - Pular, tocar pessoas ou coisas, cheirar, retorcer-se e, embora muito raramente, actos de auto-agressão, tais como machucar-se ou morder a si próprio;
Vocais - Pronunciar palavras ou frases comuns porém fora do contexto, ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase de há pouco escutados) e, em raros casos, coprolalia (dizer palavras ou expressões socialmente inaceitáveis; podem ser insultos, palavras de baixo calão ou obscenidades).
A margem de expressão de tiques ou sintomas assemelhados na ST é imensa. A complexidade de alguns sintomas frequentemente surpreende e confunde os familiares, amigos, professores e empregadores que dificilmente acreditam que as manifestações motoras ou vocais sejam "involuntárias".
Os portadores da Síndrome de Tourette podem ter problemas adicionais tais como:
  • Obsessões - representações, ideias ou pensamentos repetitivos, indesejados ou incómodos.
  • Compulsões - comportamentos repetitivos, frequentemente ritualizados em que o indivíduo tem a sensação de que algo precisa ser executado de uma forma muito específica e correcta, e novamente (ex.: tocar um objecto com uma mão e depois com a outra para que "as coisas permaneçam iguais").
  • Transtorno de deficit de atenção (com ou sem hiperactividade) ou transtornos hipercinéticos - as crianças podem apresentar sinais de hiperactividade antes do surgimento dos sintomas da doença.
  • Transtornos Específicos do Aprendizagem - em alguns casos podem estar presentes, tais como dislexia, dificuldades de escrita ou leitura, ou problemas na integração visual-motora.
    Problemas reactivos - resultantes das dificuldades diárias enfrentadas como estigmatização, baixa auto-estima proveniente dos sintomas, dificuldades de atenção acarretando baixo rendimento académico, são factores que podem levar a estados depressivos
    Distúrbios do sono - podem ocorrer como sonambulismo, dificuldade em conciliar o sono ou despertares frequentes.
    Dificuldade em controlar os impulsos - que pode resultar em comportamentos impróprios, explosivos ou excessivamente agressivos.

Tratamento
A maioria das pessoas com ST não é prejudicada de forma significativa pelos sintomas e por conseguinte não necessitam de tratamento medicamentoso. No entanto, existem medicações eficazes que auxiliam no controle dos sintomas quando estes prejudicam a vida do doente. Exemplos de fármacos úteis são haloperidol, pimozida, clonidina, clonazepam. Estudos recentes apontam a utilidade de novas drogas como risperidona e paroxetina como eficazes no manejo do componente impulsivo. Drogas como metilfenidato ou dextroanfetamina prescritos para hiperactividade podem ser prescritos com cautela. Sintomas obsessivo-compulsivos podem tratar-se com clomipramina , fluoxetina e outras medicações semelhantes.
Outras modalidades de terapia também podem ser úteis. Por vezes psicoterapia pode ajudar o indivíduo portador de ST e auxiliar a família a lidar com os problemas psicossociais que acompanham a doença.
Algumas técnicas cognitivo-comportamentais podem facilitar a substituição por um tique mais aceitável.
O uso de técnicas de relaxamento ou biofeedback podem ser úteis durante períodos prolongados de stress intenso.
Os alunos com ST têm diferentes necessidades educacionais?
Os estudantes com ST têm QI igual ao das outras crianças e a maioria deles tem bom desempenho académico numa classe normal para a sua idade. Algumas crianças poderão necessitar de um apoio educacional especial, quando tiverem dificuldades de aprendizagem associadas.

Veja mais vídeos sobre a Síndrome de Tourette:

Síndrome de Tourette

60 minutes with tourette syndrome

Tengo el Síndrome de Tourette

7 comentários:

  1. Ola! Não sabia oque erá a sindrome de tourette, descobri vendo nat tv e coloquei na cabeça que iria descobrir e tenho me interessado muito pelo que tenho visto. e gostei muito do video e das explicações. Parabéns

    ResponderEliminar
  2. "A maioria das pessoas com ST não é prejudicada de forma significativa pelos sintomas e por conseguinte não necessitam de tratamento medicamentoso"...quem escreveu uma asneira dessas com certeza não tem tourette!Essa doença é uma desgraça! Só quem tem é que realmente sabe!

    ResponderEliminar
  3. Pelo que li os tratamentos com remédios não são tão eficientes e tem muitos efeitos colaterais, devendo ser individualizado, e muitas vezes o melhor eh não tomar o remédio.

    ResponderEliminar
  4. OLÁ EU TENHO UM IRMAO QUE TEM ESSA SINDROME, POREM O MESMO TOMA 5 CAPSULAS DE COMPRIMIDOS DE MANHA E 3 A NOITE, E ELE NAO PARA DE FAZER AS SUAS CONTANTES AGITACOES, NAO SENTE SONO, E O QUE MAIS GOSTA DE FAZER É PROVOCAR OS OUTROS, NÃO SEI O QUE ACONTECE....
    OS REMÉDIOS QUE O MÉDICO PASSA SÃO MUITO FORTES E PARECE QUE O MESMO ESTÁ TOMANDO ÁGUA, SE É QUE EU POSSO DIZER ISSO.
    SÓ EU E MINHA FAMILIA SABE O QUE PASSAMOS EM CASA, É MUITO DIFÍCIL CONVIVER COM PESSOAS QUE TEM ESSA DOENÇA. ELA É UMA DAS PIORES DOENÇAS INFANTIS, ATACA A CRIANÇA DE MAIS E PREJUDICA A MENTE DA CRIANÇA, DEIXANDO-A COM UM PEQUENO DISTURBIO...
    POIS ELE TEM MEDO DE TUDO, NAO POSSUI HABILIDADES, E É DEPENDENTE PARA TUDO NA VIDA.
    SE É QUE VC ACREDITA AGORA.

    ResponderEliminar
  5. Assista o filme "O primeiro da classe" mostra exemplo de superação da doença. Vale a pena assistir...
    Pena que o video que foi apresentado está sem legenda, gostaria de compreender as opiniões das crianças..

    ResponderEliminar
  6. Bom, ao que tudo indicá eu tenho ST desde os 2/3 anos de idade, classificado como simples, mais muitas coisas aí eu considero como certo porque eu executo esses atos, estou com 16 anos , e estou piorando, e como dizem posso tanto piorar como melhorar.

    ResponderEliminar
  7. Oi, tenho tal síndrome dês dos 3 anos, quando pequena já produzia tiques vocais e movimentos involuntários, demorou anos até minha própria mãe, depois de tanto procurar, descobriu por si mesma sobre a doença, fui em tanto médicos, e nenhum deles ajudaram, até que ela citou sobre isso a um deles, e ele pesquisou sobre e me nos disse que minha mãe estava correta, nos meus sintomas, eu tenho muita ansiedade, muito sono, porém não consigo dormir sem remédio, muitos tiques que acabam machucando partes do meu corpo e até inchando tais partes, não acho um tratamento ou um remédio que me ajude, faz tempo que me sinto fraca, que não consigo levantar da cama, ou ao menos dizer uma sequer palavra, pra mim é como se eu estivesse presa, vítima do meu corpo e cérebro, sinto como se tudo fosse algo fora da realidade, me sinto vigiada o tempo todo, e tenho medo sempre, não sei se pode ser considerado parte da doença, agora estou com 18 anos, e a doença só avançou.

    ResponderEliminar