Páginas

segunda-feira, outubro 19, 2009

Semana da Alimentação

Esta semana correu lindamente! Trabalhámos a História: A Sopa Verde..os meninos conseguiram interiorizar que a sopa verde é a melhor com legumes e vegetais…trabalhámos as cores, as texturas e os sabores.Na sala cozinhámos: pão e pipocas. Brincámos com a beringela, a sra cebola, o alho frances e a batata enfeitámos-los e foram os nossos fantoches desta semana.

As diferentes emoções e gostos pelos alimentos e em especial por a sopa ficaram no nosso placard:uma grande panela feita de papel prata e os legumes feitos em esferobite pintados pelos meninos. Agora todos gostam da sopa VERDE!!

A sopa verde - capa

Ai, Ai, Ai...

Quis para mim esta manhã

O meu malfadado destino,

Que Dr. Leitão, meu pediatra,

Me achasse assim franzino.

Eu nem queria acreditar,

Estava tudo a correr mal:

"Todos os dias uma sopa

Com uma pitada de sal".

Voltei triste e amuado

E não queiram nem saber...

Logo ao chegar a casa,

Vi sopa verde a ferver.

Que enganados estão.

Na minha boca não a hão-de pôr!

Hei-de pular e guinchar e estrebuchar,

E nunca comer caldo de tal cor.

Quero sopa de laranja,

Que é muito mais saborosa

Do que batata, cenoura ou nabo.

Que mixórdia tão duvidosa...

 

A sopa verde - 002

O meu pai, passado tempo

Finalmente disse que sim.

Lavou as laranjas, contrariado,

E cozinhou-as para mim.

Estava pronta a minha sopa

Cor-de-laranja, naturalmente!

Que ideia tão apetecível

Eu tive assim de repente!

PUÁÀÀÀÀÀ!!!

Que sabor tão esquisito!

Não quero mais, deita fora

Se me deres outra vez... grito!

Quero sopa de morango!

Que sou de gosto nobre.

Não como cebola, couve ou alho,

Nem coisas de sabor pobre.

O meu pai, passado tempo

Finalmente disse que sim.

Lavou os morangos, irritado,

E cozinhou-os só para mim.

Estava pronta a minha sopa,

De um vermelho transparente.

Desta vez acertei!

Estou a ficar experiente!

AAAAAAAAGH!!!

Que sabor horroroso!

Pára, não quero mais.

Tenho de ser mais cuidadoso...

Quero sopa de chocolate,

Não há nada que eu mais goste!

Qual alho-francês, qual fava,

Não desejo a ninguém tal sorte...

O meu pai, passado tempo

Finalmente disse que sim.

Lavou o chocolate, irritado,

E cozinhou-o só para mim.

Estava pronta a minha sopa

Castanha e apetitosa!

Comer assim não custa nada,

Sopa tem de ser saborosa!

CUIIIIIIIIIIIM!!!

Que horror, até me falta o ar!

Esta sopa é a pior de todas

Mas a próxima vou acertar...

 

A sopa verde - 003

"Chega, estou farto!" - disse o meu pai.

"Não há pachorra para tantas asneiras.

Faço-te sopa de hortaliça,

Queiras ou não queiras!"

O meu pai lavou a couve, a cenoura e o nabo,

E como se isso não bastasse,

Juntou grão de bico, cebola,

E até alho e espinafre...

Estava pronta a sopa verde

Toda verde, que triste fim!

Como se pode gostar de sopa,

Com tanta coisa ruim?

HUUUUUUMMMMMMM!!!

 

A sopa verde - 004 Aqui está mais um placard feito pelos nossos meninos!!!!!!

161020091940

E as nossas pipocas e pão!!!!!

161020091928

161020091935

161020091936

161020091932

Sem comentários:

Enviar um comentário